O LETRAMENTO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Angela Patrícia de Brito Lira
Kato = significado atribuído pelos dicionários: Letrar era ensinar a soletrar letras.
Análise etimológica de Soares (2003) = significado que hoje é atribuído à palavra Letramento, ressuscitada , conforme Kato, a partir de 1986 e registrada novamente no Dicionário Houass em 2001 , juntamente com o verbo Letrar, com seu significado atual. Temos então: “ a palavra letramento é uma tradução para o português da palavra literacy” (Soares, 2003 , p.35)e a palavra literacy tem sua origem da palavra latina littera = a letra + o sufixo cy = a qualidade, condição , estado. “ Traduzindo a definição acima, literacy é ‘ a condição de ser letrado’ – dando à palavra ‘letrado’ sentido diferente daquele que vem tendo em português” ( p.35) . Em português temos letramento que é letra = littera em latim + mento = sufixo que indica resultado de uma ação , “Portanto : letramento é o resultado da ação de letrar-se, se dermos ao verbo ‘ letrar-se ‘ o sentido de ‘ tornar-se letrado”( p.36) .
Marcuschi ( 2001) =“ O letramento é um processo de aprendizagem social e histórica da leitura e da escrita em contextos informais e para usos utilitários, por isso é um conjunto de práticas, ou seja, letramentos, como bem disse Street ( 1995). Distribui-se em graus de domínio que vão de um patamar mínimo a um máximo.” (MARCUSCHI, 2001, p.21.)
“ A alfabetização pode dar-se , como de fato se deu historicamente, à margem da instituição escolar, mas é sempre um aprendizado mediante ensino, e compreende o domínio ativo e sistemático das habilidades de ler e escrever[...] A escolarização, por sua vez, é uma prática formal e institucional de ensino que visa a uma formação integral do indivíduo, sendo que a alfabetização é apenas uma das atribuições/atividades da escola. A escola tem projetos educacionais amplos, ao passo que a alfabetização é uma habilidade restrita.” (MARCUSCHI, 2001, p.21-22.)
Compreendendo:
SOCIEDADE = LÍNGUA MATERNA – LÍNGUA ORAL e LÍNGUA ESCRITA= onde temos a AQUISIÇÃO e o DESENVOLVIMENTO de ambas.
Paralelamente a Sociedade cria a Escola e temos:
SOCIEDADE = ESCOLA = DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - LÍNGUA ORAL e LÍNGUA ESCRITA = onde temos a AQUISIÇÃO ( alfabetização) e o DESENVOLVIMENTO (letramento) .
REFERÊNCIAS
ANTUNES , Irandé . Aula de Português : encontro e interação. São Paulo : Parábola Editorial, 2003
BRASIL.Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.Brasília.2001.
_______.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96, 20 de dezembro de 1996.. Brasília : MEC/SEF, 1998.
_______.Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FRANCO, Sérgio R. K. O construtivismo e a Educação . Porto Alegre : Mediação , 1995.
MARCUSCHI, Luiz A. Da Fala para a Escrita : atividades de retextualização . São Paulo : Cortez , 2001.
MORTATTI, Maria do Rosário L. Educação e Letramento. São Paulo : UNESP , 2004.
SOARES, Magda. Sobre esta coleção. In ROCHA, Gladys. Português : uma proposta para o letramento : livro de alfabetização. São Paulo : Moderna , 1999.
SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. Belo Horizonte : Autêntica , 2003.
SOARES,Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas , obtida via Internet: http:// www.anped.org.br/26/outrostextos/semagdasoares.doc na Revista brasileira de Educação, jan - abr , nº 025 São Paulo :Associação nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação , 2004 . p.05 – 17.