Letramento x coordenação

O LETRAMENTO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Angela Patrícia de Brito Lira
Kato = significado atribuído pelos dicionários:  Letrar era ensinar a soletrar letras.
Análise etimológica de  Soares (2003)  = significado que hoje é atribuído à palavra Letramento, ressuscitada , conforme Kato,  a partir de  1986 e  registrada novamente  no Dicionário Houass em 2001 , juntamente com o  verbo Letrar, com seu significado   atual. Temos então: “ a palavra letramento é uma tradução para o português da palavra literacy” (Soares, 2003 , p.35)e a palavra  literacy  tem sua origem da palavra latina  littera = a letra +  o sufixo  cy = a qualidade, condição , estado.  “ Traduzindo a definição acima, literacy é ‘ a condição de ser letrado’ – dando à  palavra  ‘letrado’ sentido diferente daquele  que vem  tendo em português” ( p.35) . Em  português  temos  letramento que  é  letra = littera  em latim + mento = sufixo que indica resultado de uma ação , “Portanto :  letramento  é o resultado da ação de letrar-se, se dermos ao verbo ‘ letrar-se ‘ o sentido de  ‘ tornar-se letrado”( p.36) .
Marcuschi ( 2001)  =“ O letramento  é um processo  de aprendizagem social e histórica da leitura e da escrita em contextos informais e  para usos utilitários, por isso é  um conjunto de práticas, ou seja,  letramentos, como bem disse Street ( 1995). Distribui-se em graus de domínio que vão de um patamar mínimo a um máximo.” (MARCUSCHI, 2001, p.21.)
“ A alfabetização   pode dar-se , como de fato se deu historicamente, à margem da instituição escolar, mas  é sempre um aprendizado mediante  ensino, e  compreende o  domínio ativo e sistemático das habilidades de ler e escrever[...] A  escolarização, por sua vez, é uma prática formal e institucional de ensino que visa a uma formação integral do indivíduo, sendo que a alfabetização é apenas uma das atribuições/atividades da escola. A escola tem projetos educacionais amplos, ao passo que a alfabetização  é uma habilidade restrita.” (MARCUSCHI, 2001, p.21-22.)
Compreendendo:
SOCIEDADE = LÍNGUA MATERNA – LÍNGUA  ORAL e LÍNGUA ESCRITA= onde temos  a AQUISIÇÃO   e o  DESENVOLVIMENTO de ambas.
Paralelamente a Sociedade cria a Escola e temos:
SOCIEDADE = ESCOLA = DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - LÍNGUA  ORAL e LÍNGUA ESCRITA =  onde temos  a AQUISIÇÃO ( alfabetização)  e o  DESENVOLVIMENTO (letramento) .

REFERÊNCIAS
ANTUNES , Irandé .  Aula de Português : encontro e interação. São Paulo : Parábola Editorial, 2003
BRASIL.Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da  Educação Básica.Brasília.2001.
_______.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96, 20 de dezembro de 1996.. Brasília : MEC/SEF, 1998.
_______.Ministério  da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FRANCO, Sérgio R. K.  O construtivismo e a Educação . Porto Alegre : Mediação , 1995.
MARCUSCHI, Luiz A.  Da Fala para a Escrita : atividades de retextualização . São Paulo : Cortez , 2001.
MORTATTI, Maria do Rosário L.  Educação e Letramento. São Paulo : UNESP , 2004.
SOARES, Magda.  Sobre esta coleção. In ROCHA, Gladys. Português : uma proposta para o letramento :  livro de alfabetização. São Paulo : Moderna , 1999.
SOARES, Magda.  Letramento um tema  em três gêneros. Belo Horizonte : Autêntica , 2003.
SOARES,Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas , obtida via Internet: http:// www.anped.org.br/26/outrostextos/semagdasoares.doc  na Revista  brasileira de Educação, jan - abr , nº 025 São Paulo :Associação nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação , 2004 . p.05 – 17.